Resenha: Fortaleza Digital.
- Tamiris Júlia

- 14 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

Título: Fortaleza Digital
Autor: Dan Brown
Avaliação (0-10): 9,5
Fortaleza Digital conta a história de um plano muito elaborada para derrubar a NSA, organização secreta de vigilância que intercepta todos os emails e outros modos de comunicação por meio de uma super maquina chamada TRANSLTR, visando proteger a população de males como o terrorismo, descobrindo os planos antes de serem executados. Porém, tudo tem dois lados. Essa tecnologia nas mãos erradas poderia causar grandes estragos e Ensei Tankado (criptografo da NSA e GÊNIO!) vê isso. Takado também tem seus motivos para querer derrubar a NSA e os Estados Unidos junto, em efeito dominó (Motivos que você vai descobrir ao ler o livro). E assim, o Criptografo constrói algo inimaginável: um código impossível de ser quebrado até mesmo pela tão poderosa TRANSLTR e ameaça joga-lo na rede e dar acesso a todos. Desesperado, Strathmore, chefe da criptografia da NSA, toma medidas drásticas, acompanhado de Susan, mulher linda e uma criptografa genial! Essas medidas tem sérias consequências e coloca muitas pessoas na linha de tiro.
No inicio eu não estava gostando muito. Primeiro porque esse discurso todo de códigos, criptografia e catástrofe não conseguiu me comprar. Em contrapartida o estilo de justiça inteligente de Ensei Tankado ganhou minha admiração.
Outra coisa que não me agradou foi o fato de que o livro retrata as mulheres como pobres seres que por mais inteligentes que sejam precisam dos "gostosões" dos homens para protegê-las. Isso não cola Dan.
Mesmo assim, o livro todo é surpreendente com uma narração inteligente e cativante. Recomendadíssimo!
E para Dan Brown e Ensei Tankado, Uma salva de palmas!




Comentários