Prós e contras de ser um escritor profissional.
- Tamiris Júlia

- 4 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Muitos, quando imaginam a vida de um escritor profissional pensam em rios de dinheiro, viagens, muitos fãs e longas noites em total inspiração. Mas não é bem assim. Me senti na obrigação de avisa-los que nem tudo é um mar de rosas. Hoje vou falar sobre cinco coisas que eu gosto e cinco que eu detesto no meu trabalho.
✓ Satisfação: é realmente maravilhoso terminar de escrever um livro, passar por todo o processo de lançamento e no final ver seu livro ali na sua mão. É realmente esplêndido. É como ter terminado de correr uma corrida e apesar dos músculos doloridos e das pernas bambas você olha para trás e vê o quanto correu e onde conseguiu chegar.
X Lastimáveis revisões: quando você lê seu livro pela primeira vez depois de terminado é ótimo, pela segunda é suportável, pela terceira já começa a irritar, pela quarta você enjoa, pela quinta já é de enlouquecer. Não pelo simples fato de ler o que você escreveu várias vezes, mas sim por ver seus erros vez após vez, parece que nunca está bom. Tem ainda outro motivo pra ser tão estressante que vou dar atenção mais a frente.
✓ Ver os resultados: é motivo de felicidade topar com seu livro em uma livraria. Ver pessoas andando na rua com seu livro na mão. Se encontra com leitores e ouvi-los falar sobre o que mais gostaram e sobre as reações a cada cena. Conhecer pessoas que se inspiraram em você para seguir os sonhos. Diria que esse é o combustível do autor.
X Prazos: o pior do processo de lançamento são os prazos. Ter que fazer algo correndo, passar um dia todo trabalhando sem descansar, pois o serviço precisa ser feito rápido. A editora não dá um tempo estipulado, por exemplo, 4 dias, mas você sabe que tem que entregar rápido, a pressão está ali. Não é nada luxuoso.
✓ É realmente muito emocionante escrever um livro. Quando as ideias fluem e você viaja nas palavras, para mim, é um dos maiores prazeres da vida. É de encher o coração.
X Desvalorização: "Você é escritor, mas trabalha no que mesmo?" "Só vou no seu lançamento de tiver comida." "Esse livro tá muito caro, faz um desconto aí!" "Gastar dinheiro com livro é desperdício." "Se você me der eu leio." Essas são só algumas das frases que se escuta sendo um escritor. As pessoas não contam como um trabalho, não passa pela cabeça delas que também envolve dinheiro. Um escritor não vive só de lançamento, ele precisa que comprem os seus livros para que os próximos lançamentos saiam e até para que ele possa viver. Por isso, compre livros e ajude esses artistas para que eles não possam desanimar. Além disso, é uma ótima aquisição, um livro é uma porta aberta e um amigo pra toda a vida.
✓ Poder ajudar pessoas. Pelo menos pra mim, os livros foram sinônimo de liberdade, de esperança e de felicidade. Levar isso pras pessoas é maravilhoso.
X Mercado competitivo: Não tenha a presunção de ser famoso, o mercado é muito competitivo. Se o seu objetivo for ficar rico essa carreira vai virar um fardo para você, o que não deveria acontecer. Faça seu melhor e os resultados virão.
✓ Sensação de dever cumprido: É realmente muito boa a sensação de se escrever um livro, e quando você termina e lê o que escreveu, é realmente muito bom. E então você pensa nas pessoas que vão ler aquilo e quantas delas vão de identificar com as coisas do seu coração.
X O lucro demora: há fatores que aceleram os lucros, mas na maioria das vezes demora muitos anos. Então, mais uma vez, não escreva pensando em ficar rico, ou se não vai se decepcionar. Faça seu melhor e no tempo certo os lucros virão.
O mais importante é o que o coração sente. Profissional ou não profissional, o importante é fazer sua arte. E saiba, fará muitas pessoas felizes com ela.




Comentários