Resenha: Moby DicK
- Tamiris Júlia

- 9 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Título: Moby Dick
Autor: Herman Melville.
Avaliação (0-10) : 9,5
Moby Dick foi lançado originalmente em 1851 na cidade de Londres. A trama é narrada por Ismael, um jovem professor que decide velejar para fugir da melancolia. Ele vai para Nantucket onde conhece Queequeg, com quem faz uma estranha amizade. Ambos embarcam no navio baleeiro Pequod, do capitão Ahab.
Ahab ainda está se recuperando de um assistente em alto mar onde foi atacado por uma cachalote branca, perdendo assim sua perna. A cachalote branca é a famosa Moby Dick. Uma baleia gigantesca que naufraga navios baleeiros. Ahab está obcecado po vingança e coloca um preço pela cabeça do animal. Qualquer um de seus homens que achar a baleia receberá uma moeda muito valiosa. E assim começa a perigosa aventura atrás da grandiosa baleia Moby Dick.
Eu não posso falar que li o livro todo. Apesar de ter amado tudo aquilo, pulei as partes onde Ismael explicava como era feito a "desmontagem" das baleia. As baleias são meus animais preferidos, não queria ler cada detalhe sobre como elas são esquartejadas.
O livro todo é uma loucura doentia. Tanto a obsessão de Ahab, a ganância dos baleeiros e seus hábitos, como a injustiça que paira sob albuns personagens. Todos esses fatores fazem o livro desesperadoramente bom. As cenas de ação, as reflexões, as verdades ditas e as referências a problemas sociais da época por trás de cada cena, faz a leitura ser uma aventura genial. E o final... Amigos... Que final. Você acha que já sabe o final de Moby Dick? Se você não leu essa obra prima, você não sabe de nada meu amigo. Um conselho? Embarque no Pequod.


Comentários